[](https://3.bp.blogspot.com/)
Force Issues - alpha channel...
---
**Mozart**: Eu acho que as coisas deviam ser simplificadas e não cada vez mais elaboradas, já que te pouca gente para trabalhar e o programa é muito complexo, então, a tentativa de usar a criatividade deveria ser posta em primeiro lugar para que não proliferem funções que, muitas vezes, não chegam a ser utilizadas e se forem, os usuários nem vão saber se aquilo está funcionando certo ou errado!
**Americo**: eu experimentei isto aqui, entre a wacom intuos 2 bem velhinha... e a monoprice 10x6 (AC-Logic) e praticamente não tem diferença...
Pode variar na taxa de envio de dados e isto pode sim alterar as reações do gimp com relação a isto... tipo imagine que a rate do minha velha sendo menos rapida pode atenuar o sinal. Mas isto é material para o russo das tablets :-)
Este comportamento que relatei neste bug report, é mais relacionado com o hardness funciona em relação ao force... os dois presentes no tool options... e passiveis de uso sem dinâmica.
A coisa que acontece... é que de um lado o force apresenta problemas e alguns bugs... e depende do tipo de parametro... por exemplo, neste bug report eu relacionava com o hardness... então agora ficou bem rápido aqui na ultima master. Mas o Ell, me explicou como funciona o force em geral... e mais especificamente com relação à opacidade, pilotando o canal alpha. Então fui lá aprender como se usa e logicamente aproveitei pra fazer o teste... e ai que as se complicam... pois este parametro age em diferentes situações... no caso da opacidade, ele não está funcionando direito, pelo que Ell explicou e como fiz o teste... tem problema aí...
**Mozart**: Olhei no Bugzilla agora. Me parece que faz sentido. Ainda não experimentei, mas já penso que essas funções podem variar de acordo com a tablet utilizada e com a configuração de pressão da caneta em Preferences, não?
**Americo**: Oi Mozart, agora na ultima atualização a questão do Force e Hardwares estão funcionando bem melhor:
https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=780950
Ainda tem que resolver uma questão ligada à forma como o bur é aplicado ao pincel... mas a gente consegue... com calma ;-)
A ideia que tinha sobre o parâmetro 'Force' estava equivocada, mesmo porque não tem nenhuma documentação escrita. Bem, o Force... não um fator de ganho que vem aplicado diretamente sobre cada saída, tipo o hardness, opacity... etc... eu passo aqui o texto do Ell:
"Hardness and force aren't directly related, even if they may seem to have a similar effect in some cases. While hardness blurs the brush, force remaps the brush's alpha values, after applying the blur and before applying the global opacity. Force == 50 doesn't change the alpha values, force < 50 decreases the alpha, and force > 50 increases it. Right now the mapping is always linear, so that new_alpha = 2 * force * old_alpha (with new_alpha capped to 1), although that's admittedly a little icky."
Ou seja, o Force controla o peso de como se atua no canal alpha... é bem interessante e, vai dar possibilidades interessantes de uso, por exemplo, nas nossas aquarelas.
Outro jeito
---
O jeito de testar isto é assim:
1. crie um camada transparente encima de uma camada branca, p.e.,
2. começe com pincel duro mesmo, comece com opacidade 100% (depois vai diminuindo a medida que voce procede na fase 3.), Hardness 100%, Force 50%, sem dinâmica alguma, pra entender melhor o conceito, a seguir,
3. voce vai pintando na camada transparente... variando o Force para
valores menores de 50, isto produz interessantes velaturas
transparentes... sem aparentemente opacizar quando você sobrepõe as pinceladas.
Eu achei que é um jeito a mais pra controlar o processo de pintura, alem de permitir uma melhor sobreposição de pinceladas sem opacizar... precisa testar melhor.
Isto vai ajudar a gente modelar em maneira melhor as velaturas com as dinâmicas.
Como é que a gente vai conseguir fazer com que a pincelada começasse mais opaca (como o pincel carregado de tinta na aquarela) e depois vai ficando transparente (com menor opacidade) como se a tinta fosse acabando no pincel e depois, ao apertar a mão, fezendo pressão, a tinta voltasse a ficar forte? Um modo que já usei par conseguir isso era aplicando o fade, mas ele não me dava uma gradação suave e longa da cor intensa para a suave até sumir. Eu conseguia sim, fazer como uma hidrogŕafica que está acabando a tinta, usando as configurações que temos para o fade, na tool options, e o pincel no modo multiply, que fica como hidrocor (o branco não funciona e o amarelo, por ex., se passado e repassado sobre a cor amarela antes aplicada vai ficando um verde meio preto, como hidrocor mesmo), mas não tinha conseguido fazer com que depois de suavizar e ficar menos opaco, ao forçar a mão, a cor voltasse a ficar mais intensa, entendeu? Eu acho que esse recurso também pode ajudar na aquarela simulada. E se for conseguido com dinâmica, a gente poderia talvez usar o smudge, configurado na tool options e com dinâmicas, para que funcionasse em cima de uma cor, como se fosse água!